Quando falamos em energia solar logo nos vem à cabeça placas fotovoltaicas instaladas no telhado de uma casa. Diferentemente da aplicação que estamos acostumados, a tecnologia solar vem sendo cada vez mais utilizada incorporada a novos produtos e aplicações antes nunca imaginadas. Desde fornecer energia a veículos ou carregar um speaker wireless, a tecnologia vem quebrando barreiras e já conta com vasta e crescente lista de aplicações no Brasil e no mundo.

Tecnologia solar aplicada ao transporte

Uma forma inovadora de utilização da tecnologia solar é no setor de transportes. Rodovias, metrôs, ônibus, aviões e carros estão surgindo integrados a energia solar. Em 2016 o avião Solar Impulse 2 deu a volta ao mundo, sobrevoando o oceano pacífico e tirando fotos icônicas. Enquanto isso, ônibus movidos a energia solar estão ajudando a China a reduzir suas emissões ao transportar milhares de pessoas em cidades superpovoadas como Pequim. No Brasil, a UFSC criou um ônibus elétrico totalmente alimentado por eletricidade solar gerada na cobertura do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC. O ônibus conta com 4 bancos de baterias de lítio que proporcionam autonomia de 70 km. Assim como os ônibus, os carros solares estão sendo desenvolvidos em competições de corrida em todo o mundo e um modelo comercial vem sendo desenvolvido pela empresa Lightyear e deverá ser lançado no mercado em 2020. Com os avanços que temos visto não há dúvidas que a tecnologia solar fotovoltaica está transformando o setor de transportes em todo o mundo.

Acessórios solares

Fornecer energia grátis para produtos eletrônicos se tornou um uso comum da tecnologia solar hoje em dia. A lista de acessórios é extensa e vai desde carregadores solares portáteis a lanternas que são carregadas por células solares quando expostas a luz solar.

À medida que o mundo vai reduzindo o consumo de combustíveis fósseis e procura alternativas renováveis para os equipamentos eletrônicos, não há dúvidas de que a tecnologia solar vai continuar a ser adaptada para qualquer produto do nosso cotidiano que possa ser exposto ao sol. Com a melhora da eficiência das tecnologias solares fotovoltaicas essa tendência irá se traduzir em novos mercados e novos produtos.

Iluminação LED solar

Fonte: energy.gov

Um dos jeitos mais fáceis de melhorar a eficiência energética de sua casa é através da instalação de iluminação de LED com células solares. Ao contrário das tradicionais luzes externas, a iluminação com tecnologia solar não requer instalação complicada uma vez que as lâmpadas não precisam ser conectadas ao circuito elétrico da residência. Outra vantagem é que as lâmpadas apresentam um banco de baterias integrado e, portanto, armazenam energia para que funcionem à noite, sem necessidade de consumir energia da rede elétrica. Essa mesma tecnologia vem sendo aplicada nas estradas para iluminação das vias, reduzindo o custo com iluminação pública e em regiões remotas para iluminar comunidades sem acesso à rede elétrica.

Outra vantagem da tecnologia está relacionada a estética das modernas lâmpadas solares. A elaboração de arranjos dessas lâmpadas pode dar um up no design exterior da propriedade com custo baixo.

Lixeiras compactadoras solares

Algumas cidades como Nova York e Chicago aderiram as lixeiras compactadoras solares e compactadores para reciclagem usando energia solar. Essa tecnologia está fazendo com que as cidades economizem milhões de dólares ao reduzir a quantidade de lixo e o número de coletas (os compactadores solares comportam 5 vezes mais lixo do que lixeiras tradicionais). É a energia solar contribuindo para o melhor aproveitamento do nosso lixo.

Tecnologia solar em ajuda humanitária e missões militares

A tecnologia solar traz eletricidade, iluminação e muito mais para lugares antes sem acesso à rede elétrica. A aplicação em containers e acampamentos para missões militares e humanitárias proporciona acesso a serviços de saúde a haitianos e a comunidades em outras regiões do planeta em situações de risco.

 

Aquecimento solar

A tecnologia solar térmica, conhecida pelos coletores solares, se espalhou em todo o Brasil e é familiar a todos. Os coletores convertem a energia solar em energia térmica ao aquecer a água que utilizamos para tomar banho ou aquecer piscinas. Em um país de clima tropical a tecnologia encontrou o ambiente ideal para prosperar sendo muitas vezes confundida com a tecnologia solar fotovoltaica. A verdade é que essa tecnologia chegou ao mercado brasileiro antes da solar fotovoltaica e a forma como cresceu merece reconhecimento.

tecnologia solar

Geração solar fotovoltaica

Com várias aplicações legais disponíveis para a energia solar, não podíamos deixar de mencionar a aplicação da tecnologia solar fotovoltaica para imóveis. Ao mesmo tempo que a energia solar pode ser usada para fazer um avião sobrevoar todo o planeta e carregar um celular, ela também pode ajudar donos de imóveis e empresários a economizar milhões de reais todo ano ao reduzir suas contas de energia e, consequentemente, suas emissões de carbono na atmosfera.

Enquanto você considera as várias maneiras de aderir a energia solar, solicite um orçamento no link e veja o que o investimento em energia solar fotovoltaica pode fazer pelas suas finanças.

 

Assine nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a energia solar!