Quando se fala em energia solar fotovoltaica em residências, muito se discute a respeito do seu impacto sobre a estética e o projeto arquitetônico. Arquitetos do mundo inteiro já utilizam placas fotovoltaicas em seus projetos como elementos que trazem elegância e modernidade para o design de residências e edificações. No entanto, muitas pessoas ainda desconhecem a flexibilidade e as diferentes formas de aplicação das placas fotovoltaicas, que podem ser incorporadas ao projeto arquitetônico sem afetar de forma negativa a estética e o design.

Então aqui vão algumas ideias que vão ajudar a despertar a sua criatividade.

Placa fotovoltaica integrada à residência

Quando se fala em repensar o design de residências incorporando placas fotovoltaicas, uma tendência são as placas fotovoltaicas nos exteriores. Alguns modelos de placas podem ser utilizados combinando com pisos claros e em asfalto. Uma desvantagem dessa aplicação é em relação à performance das placas. Como não estão posicionadas em ângulo ótimo em relação ao sol, elas não recebem a maior parte dos raios diretos e, como consequência, têm uma geração menor de energia quando se comparadas às placas posicionadas em direção ao sol.

Placas fotovoltaicas em varandas

Locais de clima quente como o Brasil são ideais para varandas com coberturas de placas fotovoltaicas. A moderna solução arquitetônica oferece sombra e um lindo visual, além de gerar energia e economia.

Nesse caso, é necessária a construção de uma estrutura onde as placas serão fixadas, podendo ser uma estrutura metálica ou um pergolado de madeira. Apesar de normalmente não terem uma área tão grande quando se comparadas à área da casa, as varandas costumam ter espaço suficiente para a instalação das placas.

fonte: we-ha.com

Fachadas solares

Outra tendência na aplicação de placas fotovoltaicas são nas fachadas de prédios. A foto abaixo mostra o prédio da escola americana Green Dot Animo Leadership High School. Nesse caso as placas fotovoltaicas são fixadas em estruturas metálicas que são afixadas em toda a extensão da fachada. Essa é uma solução inovadora e que integra várias estratégias sustentáveis. A construção permite a entrada de bastante luz e ventilação natural ao mesmo tempo que reduz a temperatura interna durante o verão graças à sombra gerada pelas placas sob as paredes do edifício. O projeto conta com 650 placas fotovoltaicas que geram energia suficiente para atender 75% da demanda de energia elétrica da escola.

Quebra-sol… solar 🙂

Nada melhor que usar a tecnologia a seu favor. Se o objetivo é quebrar a incidência de raios solares diretos no interior de ambientes, por quê não criar uma estrutura de quebra-sol com placas fotovoltaicas? Além de cumprir sua função como quebra-sol, essa aplicação “de quebra” (perdoe o trocadilho…) gera energia para o imóvel. Nesta aplicação você pode ainda adicionar uma calha para direcionar a água da chuva para o seu jardim.

Solar carport: Estacionamento Solar

Outra aplicação da energia solar que vem se popularizando no mundo inteiro é o chamado carport solar, ou estacionamento solar. Enquanto uma cobertura típica de um estacionamento oferece proteção e sombra à veículos, o estacionamento solar é uma opção que além de fornecer as vantagens citadas, geram energia e economia para o bolso do proprietário. Solução similar à cobertura em varandas, a tendência de crescimento do uso de veículos elétricos leva a crer que veremos cada vez mais casas com estações de recarga integradas a um estacionamento com cobertura de placas fotovoltaicas.

Se você está procurando construir ou reformar seu imóvel e já pensa em agregar elementos que estão se tornando tendência no mundo, a energia solar é uma tecnologia a se considerar. Se usar a criatividade você com certeza encontrará uma forma de aliar estilo, design e impacto ambiental positivo. Investir em energia solar para a sua residência não significa que sua casa terá sua estética piorada. Há várias formas de ajustar o design do seu imóvel para que você possa ter uma arquitetura estilosa e luxuosa. Fale com seu arquiteto e siga nossas dicas. Estamos à disposição para te auxiliar a encontrar a melhor opção.

 

Assine nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a energia solar!