O setor hoteleiro é um setor intensivo em consumo de energia. O uso de fontes de energia limpas e baratas pode representar não só uma redução significativa nos custos operacionais dos hotéis, como um diferencial na captação de hóspedes, uma vez que a população está a cada dia mais procurando por alternativas sustentáveis. Diante desse cenário surgiu o conceito de hotel sustentável.

Dentro das iniciativas adotadas por hotéis sustentáveis, a captação da energia solar aparece como a principal alternativa para reduzir os impactos ambientais e os custos na produção e consumo de energia.

Por que ter um hotel sustentável?

Hotéis apresentam um elevado consumo de energia. Os principais vilões são o aquecimento de água (chuveiros, piscinas, banheiras, etc.), os dispositivos para controle de temperatura (ar-condicionado ou aquecedores), iluminação e as lavanderias.

Muitas vezes o turismo está ligado à natureza, reforçando o apelo da sustentabilidade para esse modelo de negócio. Entre as iniciativas sustentáveis que um hotel pode utilizar estão:

– Sistemas de eficiência energética;

– Sistemas de geração de energia limpa;

– Sistema de iluminação natural;

– Sistemas para economia e reaproveitamento de água;

– Redução da produção de resíduos sólidos;

– Coleta seletiva;

– Uso de produtos de limpeza biodegradáveis;

– Uso de materiais reciclados na sua construção;

– Cozinha orgânica e que privilegia o uso de insumos sazonais;

Exemplo de hotel sustentável

O Hotel Bardessono, na Califórnia, é uma referência em termos de hotel sustentável. O hotel conta com um sistema de energia geotérmica, responsável pelo aquecimento e resfriamento dos quartos, do spa e do sistema de águas do hotel. Para suprir a demanda de energia dos demais equipamentos, o hotel conta com um sistema de geração de energia solar fotovoltaica composto por 940 módulos fotovoltaicos. Além disso, os quartos contam com sensores que visam diminuir o consumo de energia quando os hóspedes estão ausentes.

No que se refere à geração de resíduos, todos os produtos de higiene utilizados no hotel são orgânicos e o lixo passa por processos de reciclagem e compostagem. Já o os itens do restaurante e do spa, são adquiridos prioritariamente com produtores locais, favorecendo, também, a utilização de itens orgânicos.

Hotel Bradessono, Califórnia, EUA. Fonte: https://bardessono.com

Energia do sol como solução sustentável

A energia do sol pode ser aproveitada de diversas formas com intuito de tornar um hotel mais sustentável. As três principais formas de aproveitamento da energia solar são:

Aquecimento de água solar

Sendo a forma mais comum de aproveitamento da energia solar por hotéis, o aquecedor solar coleta a energia do sol que é usada para aquecer diretamente a água. A água aquecida é armazenada em reservatórios apropriados e pode ser usada para chuveiros, piscinas, banheiras, torneiras e, até mesmo para a lavagem de roupas de cama e toalhas.

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica está cada vez mais difundida no mundo, e no setor hoteleiro não é diferente. Esse tipo de sistema consiste em módulos fotovoltaicos (compostos por células fotovoltaicas) que convertem a luz do sol em energia elétrica. Essa energia é “tratada” por um equipamento chamado inversor, tornando possível sua utilização para alimentar qualquer equipamento elétrico do hotel.

Entre as vantagens desse sistema, além da economia e da sustentabilidade, está a confiabilidade do sistema elétrico. Quando conjugados com outros equipamentos, como dispositivos de armazenamento, esses sistemas permitem uma maior estabilidade da rede elétrica, possibilitando, inclusive, suprir parte do consumo elétrico quando houver alguma falha na rede de distribuição.

Esses sistemas surgem fortemente como solução sustentável para hotéis localizados em regiões isoladas. O ecoturismo ou turismo de aventura nos leva muitas vezes a locais com infraestrutura precária sem acesso a rede de energia elétrica. Nestes casos a energia elétrica é, geralmente, obtida por geradores a diesel. A substituição desses geradores por sistemas fotovoltaicos com armazenamento, ou até mesmo a junção dos dois sistemas, permitem uma grande economia no custo de diesel e manutenção dos geradores. Além disso, a redução, ou até mesmo eliminação, do consumo de diesel, apresenta forte redução nos impactos causados por emissões atmosféricas, tornando o hotel mais sustentável.

Design propício ao uso da energia natural do sol

Outra alternativa para o uso da energia solar em hotéis sustentáveis é a adequação da arquitetura a fim de usufruir diretamente dessa energia. O posicionamento apropriado de janelas, vãos e clarabóias podem contribuir muito para a utilização da iluminação natural do sol. Dessa forma o consumo de energia elétrica com iluminação reduz bastante durante o dia.

A energia do sol também pode ser utilizada adequadamente para reduzir o consumo de energia elétrica com dispositivos de regulagem de temperatura. O uso dos materiais adequados na construção, bem como disposição de ventilação natural, coloração nas janelas e outros artifícios arquitetônicos, permitem o uso da energia solar para aquecer ambientes naturalmente frios ou evitar que ambientes já naturalmente quentes sejam aquecidos ainda mais, diminuindo a necessidade do uso de condicionadores de ar e aquecedores de ambiente.

Que tal tornar seu hotel mais sustentável através do uso da energia solar fotovoltaica? Faça seu cadastro no link e receba um orçamento.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a energia solar!