A energia elétrica é um grande vilão nos custos operacionais de várias empresas, dessa forma estamos sempre trabalhando em alguma forma de reduzir seu consumo, e a geração própria de energia solar fotovoltaica surge como ótima alternativa. À medida que avançamos nos estudos dessa alternativa, percebemos que os benefícios da energia solar para empresas vão muito além dessa redução de custos imediata, impactado em demais setores da empresa, como será descrito neste artigo.

Impacto da energia solar para empresas na sua imagem institucional

Produto verde, eco-friendly, 100% natural, produto ecológico, certamente você já ouviu alguma dessas expressões em anúncios de produtos e empresas. Trata-se do marketing verde, ou ecomarketing, que vêm se tornando cada dia mais uma tendência. Empresas que adotam posturas ecologicamente corretas e fazem uso do marketing verde irão atrair mais aqueles clientes que possuem consciência ambiental, segmento que vem crescendo a cada ano. Por outro lado, aqueles que não possuem esse tipo de consciência não deixarão de adquirir os produtos desta empresa.

O uso de um sistema de geração de energia solar pela empresa, é um dos melhores atributos que pode ser utilizado a transmitir o perfil ambientalmente consciente da empresa. Juntamente com outras ações, o uso de energia solar fotovoltaica pode proporcionar a aquisição de um selo verde, certificação que agrega valor à marca. Alguns exemplos de certificações são:

ISO 14001

Selo Procel Edificações

Selo Verde do Instituto Chico Mendes

Selo Energia Sustentável do Instituto Acende Brasil

Selo e Certificado de Energia Renovável da ABRAGEL

Selo Solar do Instituto Ideal

Energia solar para empresas e benefícios fiscais

Com o aumento da preocupação com a preservação do meio ambiente têm surgido uma série de incentivos fiscais para a utilização de medidas que impactam positivamente. Entre estas medidas está a energia solar fotovoltaica, que já aparece entre as opções de acesso ao IPTU Verde em vários municípios pelo Brasil.

O IPTU Verde consiste em um desconto progressivo, dado ao consumidor, sobre o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em função do uso de soluções sustentáveis em sua propriedade.

As principais práticas que dão acesso a este benefício são:

– Sistema de Captação e utilização da água da chuva;

– Sistema de reuso de água;

– Sistema de aquecimento hidráulico / elétrico solar;

–  Sistema Solar Fotovoltaico;

– Sistema de aproveitamento energético solar;

– Construções com material sustentável;

– Separação e encaminhamento de resíduos sólidos inorgânicos para reciclagem;

– Plantios de mudas (espécies arbóreas nativas);

– Disposição de áreas verdes de acordo com a extensão total do imóvel;

– Sistema para manutenção de áreas permeáveis;

– Permitir recarga do lençol freático;

– Construção de calçadas ecológicas;

– Arborização no calçamento;

– Instalação de telhado verde;

– Sistema de utilização de energia eólica.

– Material sustentável para obras de construção

– Lâmpadas de LED

Algumas cidades que já oferecem o benefício são: Ouro Preto (MG), Ipatinga (MG), Tietê (SP), Campos do Jordão (SP), Araraquara (SP), Americana (SP), Barretos (SP), Colatina (ES), Seropédica (RJ), Goiânia (GO), Caboriú (SC), Palmas (TO). Belo Horizonte aparece como o próximo município na lista, com o projeto de lei 179/2017 (https://www.cmbh.mg.gov.br/vereadores/gabriel/projetos), proposto pelo vereador Gabriel Azevedo e que já foi aprovado em quatro comissões e deve ser votado em plenário ainda em 2017.

Energia solar para empresas e redução de custos

Como benefício imediato da instalação de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica em sua empresa, está a redução de custos com energia elétrica. O investimento em um sistema de geração própria apresenta um payback que pode variar entre 3 e 7 anos, gerando uma economia na conta de energia que pode chegar a até 95% do valor atual. No sistema atual de compensação de energia elétrica, o sistema instalado irá gerar energia que será consumida nos processos da empresa. O excedente da energia produzida é utilizado pela concessionária e gera créditos para o consumidor. Quando o sistema não estiver gerando a empresa opera com a energia da concessionária. Ao final do mês a concessionária faz o balanço entre o excedente consumido e os créditos gerados. Se houver maior consumo o cliente paga o excedente, se houver excedente de créditos, estes acumulam, podendo ser consumidos em até 60 meses (Clique aqui para saber como ficará sua conta de energia).

A conta de energia da empresa nunca será zerada pois, independente da geração ser igual ou maior ao consumo, deve-se pagar pelo custo de disponibilidade (30, 50 ou 100kWh) para consumidores de baixa tensão (classe B), ou a demanda contratada, para consumidores de média ou alta tensão (classe A). Dessa forma pode-se obter economia de até 95% na conta de energia. Para entender melhor sobre as diferentes classes tarifárias clique aqui.

Uma maneira do cliente maximizar ainda mais as economias de sua empresa é realizar um estudo de eficiência energética juntamente com a implantação do sistema de energia solar fotovoltaica. Otimizando o uso da energia é possível reduzir o tamanho do sistema de geração, reduzindo seus custos de implantação.

Para começar a reduzir os custos da sua empresa cadastre-se e conheça os serviços da Sharenergy.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a energia solar!