A feira Intersolar 2017 ocorreu em São Paulo nos últimos dias 22 e 24 de agosto de 2017 e contou com a presença de profissionais e empresas do setor de energia solar fotovoltaica, solar térmica e armazenamento de energia. O setor em franca expansão discutiu o futuro do mercado de energia no Brasil e na América latina e apresentou tecnologias que farão cada vez mais parte do nosso cotidiano. Compilamos algumas novidades presentes na feira neste artigo.

Intersolar 2017

Foto: Intersolar 2017.

Intersolar 2017: O futuro do setor elétrico brasileiro

Durante a conferência, o tema do futuro do setor elétrico foi bastante discutido. O governo, que vem trabalhando na reforma do setor, deu indícios de qual rumo irá seguir com a consulta pública do Ministério de Minas e Energia nº 33. O fato é que a sociedade já vem demonstrando como se comportará desde a entrada em vigor da Resolução Normativa nº 482 em 2012, que permitiu a geração própria de energia. Com isso, o consumidor passou a ter em suas mãos a possibilidade de ser auto-suficiente em energia elétrica e menos dependente das concessionárias. Estudos apresentados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) apontaram o avanço da energia fotovoltaica na matriz energética principalmente devido à geração distribuída, que só em 2016 teve um salto de mais de quatro vezes no número de instalações, terminando o ano com 7,7 mil unidades, o que representa um total de 81 MW. A EPE estima que em 2026 sejam 770 mil instalações fotovoltaicas de micro e minigeração, totalizando 3,3 GW, suficiente para atender 0,6% do consumo total nacional.

Carro elétrico e novas tecnologias na Intersolar 2017

Há quem diga que o carro elétrico não chegou ao Brasil. Com o avanço da energia solar e da geração própria de energia ele está mais próximo do que imaginamos. A empresa Elektra Motors, parceira da montadora Tesla, trouxe à Intersolar 2017 veículos elétricos, entre eles o Tesla Model X. O carro conta com autonomia de até 475 km e é capaz de atingir 96 km/h em 2,9 segundos. Além disso, o veículo é um carro autônomo e apresenta um hardware que permite que ele dirija sozinho pelas ruas de forma segura. O estande da Elektra foi uma sensação na feira e demonstra a conexão da geração própria de energia através da energia fotovoltaica e veículos elétricos (o carro estava estacionado sob uma cobertura de módulos fotovoltaicos).

Model X Tesla Elektra Intersolar 2017

Model X Tesla no estande da Elektra Motors na Intersolar 2017.

Além do Model X, a Elektra também trouxe à Intersolar 2017 a scooter elétrica. O modelo que custa R$14.900,00 tem autonomia de 80 km e pode chegar a até 40 km/h. A bateria de íon-lítio pesa 4,6 kg e tem tempo de recarga de 3 horas. 

Scooter Elektra Intersolar 2017

Scooter Elektra na Intersolar 2017.

Outra novidade trazida pela empresa PHB solar foi a bicicleta que gera energia elétrica. Com a tecnologia, a energia gasta ao pedalar é convertida em energia elétrica que fica disponível para ser utilizada na residência ou estabelecimento. Dependendo da disposição do usuário para queimar calorias, a bicicleta pode atingir até 400W de potência.

Bicicleta PHB Intersolar 2017

Bicicleta da PHB solar na Intersolar 2017.

Balanço da Intersolar 2017

A conferência Intersolar 2017 cumpriu seu papel ao reunir o setor de energia solar fotovoltaico, solar térmico e de armazenamento de energia, abordar os temas que afetam os setores e discutir o futuro dos mesmos. Além de cobrir o panorama do setor energético no Brasil e no mundo, a conferência trouxe  o que tem de mais avançado em tecnologia e consolidou a integração entre os três setores como soluções complementares para a sociedade. Quem teve a oportunidade de visita-la nesses três dias foi capaz de vivenciar um pouco do futuro energético e tecnológico que nos aguarda.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a energia solar!