Ao buscar informações sobre a energia solar muitas vezes nos deparamos com termos até então desconhecidos. Como a geração solar fotovoltaica é relativamente nova no Brasil, é natural levar um tempo até que todos estejam familiarizados com o vocabulário técnico usado pelos profissionais e entusiastas da tecnologia. Para te ajudar, a SHARENERGY preparou um glossário com os termos mais utilizados no setor.

A

ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar. Associação que reúne empresas do setor de energia solar fotovoltaica no Brasil, promovendo e divulgando a utilização desta fonte de energia no País.

ABGD – Associação Brasileira de Geração Distribuída, reúne as empresas e profissionais que trabalham com Geração Distribuída de fontes de energias renováveis.

Agência reguladora – Pessoa jurídica de direito público, normalmente uma autarquia ou outro ente de administração indireta, cuja finalidade é fiscalizar e/ou regular a atividade de determinado setor da economia do país. Um exemplo de agência reguladora é a ANEEL que regula o setor de energia elétrica.

Ampere (A) – Unidade da corrente elétrica ou o fluxo de elétrons.

Ampere-hora (Ah) – Quantidade de carga elétrica equivalente a 3.600 coulombs e que uma corrente elétrica constante de um ampere percorre em um condutor durante uma hora.

ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. Autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que tem a finalidade de regulamentar e fiscalizar a geração, transmissão e comercialização de energia elétrica no Brasil.

Ângulo de incidência – O ângulo que um raio solar faz com uma linha perpendicular a uma superfície. Por exemplo uma superfície facetada para o sol tem um ângulo de incidência zero. Uma superfície paralela ao sol, como por exemplo os raios solares do nascer do sol ao horizonte, terá um ângulo de incidência de 90º com uma superfície plana.

Ângulo azimutal – Também chamado de azimute solar. É o ângulo entre a projeção dos raios solares no plano horizontal e a direção Norte-Sul, no qual o deslocamento angular é tomado a partir do norte geográfico.

Ângulo zenital – Ângulo entre o raio solar e a vertical local (Zênite)

Alta tensão – Circuitos elétricos com mais de 1000 V em corrente alternada ou mais de 1500 V em corrente contínua.

Arranjo Fotovoltaico – Conjunto de módulos fotovoltaicos conectados em série ou em paralelo que funcionam como uma única unidade de geração de energia solar.

ART – Anotação de Responsabilidade Técnica. Instrumento que define os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de serviços relativos às profissões que integram o Sistema Confea/Crea.

B

Baixa tensão – Qualquer tensão na faixa entre 50 e 1000 V em corrente alternada ou entre 120 e 1500 V em corrente contínua.

Band gap ou banda proibida – Em um material semicondutor é a diferença de energia entre a banda de valência mais elevada e a menor banda de condução.

Banco de baterias – Conjunto de baterias conectadas em série ou em paralelo, capaz de armazenar energia, disponibilizando-a quando solicitada.

Banda de condução – Banda de energia na qual os elétrons podem se mover livremente em um sólido, caracterizando por portadores de carga, que participam do processo de condução de eletricidade pelo material.

Banda de valência – Banda de energia ocupada por elétrons semilivres.

Bateria – Duas ou mais células eletroquímicas interconectadas e capazes de fornecer os níveis de tensão e corrente necessários.

Bateria chumbo-ácido – Baterias feitas de chumbo puro, chumbo-antimônio ou chumbo-cálcio imersas em um eletrólito ácido.

Bateria de ciclo profundo – Baterias que são capazes de resistir a vários ciclos de descarga profunda até atingir uma baixa carga.

Bateria estacionária – Baterias de ciclo profundo com elevadas correntes.

BIPV – Building integrated photovoltaic (PV) ou sistemas fotovoltaicos integrados à construção. Termo que se refere a integração de módulos fotovoltaicos à construção civil, substituindo materiais convencionais. Exemplo de integração são as fachadas verticais, vidros com células fotovoltaicas integradas, em brises, quebra-sol, ou outros elementos arquitetônicos.

Boro (B) – Elemento químico comumente usado como dopante em células fotovoltaicas.

BOS – Balance of System. Componentes de um sistema fotovoltaico excluindo-se os módulos. Exemplos são os cabos, proteções, estruturas.

C

Cádmio (Cd) – Elemento químico usado na fabricação de alguns tipos de células fotovoltaicas e baterias.

Caixa de junção – Caixa geralmente localizada na parte de trás dos módulos fotovoltaicos onde as células fotovoltaicas são conectadas aos cabos condutores.

Carga instalada – Carga máxima disponibilizada pela concessionária de energia ao imóvel. Pode ser considerada a soma da potência de todos os equipamentos elétricos quando ligados simultaneamente.

CdTe – Telureto de Cádmio – Material fotovoltaico de filme fino policristalino.

Célula de bateria – Célula unitária de um equipamento eletroquímico capaz de converter energia química em elétrica. Uma bateria normalmente é composta de várias células conectadas para fornecer uma maior tensão.

Célula eletroquímica – Aparato contendo dois eletrodos condutores, um positivo e outro negativo, imersos em uma solução química (eletrólito) que transmite íons positivos do eletrodo negativo para o positivo, dando origem a uma corrente elétrica.

Célula fotovoltaica – O menor elemento semicondutor que compõe um módulo fotovoltaico, capaz de converter a luz solar em energia elétrica.

Circuito elétrico – O caminho percorrido por elétrons a partir de uma fonte de energia (gerador ou bateria).

Comissionamento – Conjunto de procedimentos e testes realizados  em um sistema fotovoltaico seguindo as normas, regulações e boas práticas de engenharia. Esse trabalho tem a finalidade de garantir a operação segura e eficiente do sistema.

Concentrador – Um aparato fotovoltaico que conta com um conjunto de componentes ópticos, tais como lentes que tem como finalidade direcionar e concentrar os raios solares em uma célula fotovoltaica de pequena área. A maioria desses concentradores deve ter seguidores solares para receber raios diretos.

Concessionária de energia – Empresa que recebeu a concessão da ANEEL para operar a distribuição de energia em determinada região do território nacional.

Condutor – Material no qual a eletricidade é transmitida tal qual um cabo elétrico presente em linhas de distribuição ou transmissão de energia.

Conexão em paralelo – Tipo de conexão elétrica onde um circuito em paralelo é formado. Consiste na conexão dos terminais positivos de células fotovoltaicas ou módulos fotovoltaicos em um mesmo ponto. No caso os terminais negativos também devem ser ligados em um mesmo ponto.

Conexão em série – Tipo de conexão que dá origem a um circuito em série. Os terminais positivos das células ou módulos fotovoltaicos são conectados aos terminais negativos.

Consumidor cativo – Consumidor que tem como opção a compra de energia da distribuidora de energia elétrica local, detentora da concessão naquela região.

Consumidor livre – Agente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, autorizado a comprar energia elétrica no ambiente de contratação livre para suas unidades consumidoras.

Controlador de carga – Componente de um sistema fotovoltaico que controla o fluxo de corrente elétrica de entrada e saída da bateria com o fim de protegê-la de sobrecarga ou ciclos de descarga profunda. Esse equipamento pode ainda indicar o status do sistema operacional.

Corrente alternada (AC) – Tipo de corrente elétrica na qual o sentido do fluxo é revertido em intervalos regulares de tempo. No Brasil a frequência de reversão do fluxo é 60 Hertz, ou seja, 60 ciclos por segundo.

Corrente contínua (CC) – Tipo de corrente na qual os elétrons fluem no condutor no mesmo sentido. Para ser usada nas utilidades domésticas normalmente deve ser convertida para corrente alternada por um inversor.

Correntes de fuga – Também conhecida como correntes de falta, correntes de falha ou correntes diferenciais residuais, indicam a passagem de corrente elétrica por caminhos alternativos, como por exemplo através do material isolante do condutor para o terra. No caso de sistemas fotovoltaicos as correntes de fuga podem ocorrer através dos materiais que encapsulam as células fotovoltaicas, fazendo-se necessário a equipotencialização dos módulos e estruturas de fixação ao terra.

Corrente elétrica – Fluxo de energia elétrica em um condutor, medida em amperes.

Corrente de curto-circuito (Isc) – Corrente que flui livremente através de um circuito externo no qual não há carga ou resistência, configurando-se como a máxima corrente possível.

Corrente de máxima potência (Imp) – Corrente na qual o módulo fotovoltaico fornece a máxima potência.

Corrente reversa – Ocorre quando uma tensão é aplicada na célula fotovoltaica de forma que o campo elétrico formado na junção P-N é aumentado.

Curva IV – Representação gráfica da corrente versus a tensão de uma célula ou módulo fotovoltaico desde a corrente de curto-circuito até a condição de circuito aberto, onde a tensão é máxima. A forma dessa curva caracteriza a performance da célula fotovoltaica.

Custo Nivelado de Energia – Levelized Cost of Energy (LCOE) é o custo da energia gerada baseado nos custos de instalação, custos operacionais e a capacidade de geração durante a vida útil do sistema.

CVD – Chemical Vapor Deposition ou Deposição de Vapor Químico é o método de deposição de filmes finos de material semicondutor usado para fabricar células fotovoltaicas. Um substrato é exposto a um ou mais compostos em fase vapor que são condensados próximo à superfície do substrato, produzindo assim uma camada fina do material desejado.

CPV – Concentrating photovoltaics, é uma tecnologia que usa lentes ou espelhos para concentrar os raios solares em uma célula fotovoltaica de alta eficiência.

CSP – Concentrating solar power ou energia termossolar, ou energia solar concentrada, é uma tecnologia que usa espelhos para refletir e concentrar os raios solares em receptores que convertem a radiação solar em calor. Essa energia térmica é então usada para produzir eletricidade através de uma turbina à vapor ou de um motor que aciona um gerador.

D

Demanda contratada – Demanda de potência ativa que a distribuidora de energia deve disponibilizar continuamente no ponto de entrega conforme valor e período de vigência do contrato. É expressa em kW e deve ser paga independente da sua utilização.

Descarga profunda – Descarregamento de uma bateria abaixo de 20% ou menos de sua capacidade máxima.

Descomissionamento – Consiste na desativação e remoção do aparato instalado em determinado local e revitalização do terreno.

Diagrama unifilar – Desenho que representa uma instalação elétrica e que utiliza simbologia específica para cada componente do sistema.

Diodo – Dispositivo eletrônico que permite que a corrente elétrica flua apenas em uma única direção.

Diodo bypass – Diodo conectado em uma ou mais células solares em um modulo fotovoltaico; esse diodo serve como proteção e ira conduzir caso a célula se torne reversa. Ele protege a célula contra destruição térmica em caso de exposição parcial ou total de determinadas células.

Distribuidora de energia – É a empresa que fornece a energia elétrica.

DOD – Depth of discharge ou profundidade de descarregamento é a quantidade de ampere-hora removido de uma célula ou bateria totalmente carregado, expresso em porcentagem da capacidade avaliada.

Dopante – Material químico “impuro” introduzido em pequenas quantidades em um semicondutor com a finalidade de alterar as propriedades elétricas do material.

DPS – dispositivo de proteção contra surtos é um dispositivo de proteção que atua principalmente em descargas atmosféricas e protege a rede contra picos de interferência.

E

Efeito fotovoltaico – O fenômeno que ocorre quando fótons, pacotes de energia presentes na luz solar, colidem com elétrons do material semicondutor. Esses elétrons são excitados e fluem em um campo elétrico presente no material semicondutor, dando origem a uma corrente elétrica.

Eficiência – A relação entre a potência fornecida por um material fotovoltaico e a energia da luz incidente no material.

Eletricidade – Energia resultante do fluxo de partículas que contêm carga, tais como elétrons ou íons.

Eletrodo – Um condutor em contato com uma forma de aterramento.

Eletrodeposição – Processo eletrolítico no qual um metal é depositado em um cátodo a partir de uma solução de íons.

Eletrólito – Solido ou liquido não metálico que conduz corrente pela movimentação de íons (ao invés de elétrons).

Elétron – Partícula de um átomo com sinal de carga negativa e massa de 1,6022×10-19, os elétrons circulam a carga positiva do átomo e determinam a propriedade química do átomo. A movimentação dos elétrons em um condutor elétrico constitui a corrente elétrica.

Elétron-volt (eV) – Energia cinética ganha pelo elétron quando acelerado na diferença de potencial elétrico de 1V, essa energia equivale a J (joules).

Energia – Capacidade de realizar trabalho. Diferentes formas de energia podem ser convertidas em outras formas, mas a grandeza da energia se mantem a mesma.

Energia alternativa – Energia resultante de fontes naturais que não se depreciam com o uso, como sol, vento e agua.

Energia fotovoltaica – Energia obtida pela conversão da luz em energia elétrica pelo efeito fotovoltaico.

Energia limpa – Fonte de energia que em seu processo de produção ou consumo não libera gases ou resíduos poluentes.

Energia renovável – Energia proveniente de recursos que são naturalmente reabastecidos como sol, vento e agua.

Energia solar – Energia eletromagnética transmitida pela radiação do sol. A energia que alcança a terra é o equivalente a 420 trilhões de quilowatt-hora.

Espectro solar – Distribuição da radiação eletromagnética emanada pelo sol. As diferentes regiões do espectro podem ser descritas pelo comprimento da onda.

Estrutura de fixação – Estrutura onde são fixados os painéis fotovoltaicos.

Estrutura metálica – Peça metálica normalmente inoxidável onde são presos os módulos fotovoltaicos.

EPC – Equipamentos de proteção coletiva são dispositivos usados à proteção de trabalhadores durante a realização de suas atividades.

F

Falta de tensão – Ocorre quando a tensão cai muito bruscamente ou em caso de curto circuito. 

Fase – Fio condutor que carrega tensão elétrica

Fator de Potência – É a relação entre a potência ativa e a potência total do circuito e mostra a eficiência com que a energia está sendo utilizada.

Fator de preenchimento ou Fill factor – Relação entre a potência no ponto máximo e o produto da corrente de curto circuito e a tensão de circuito aberto.

Filmes finos – São considerados a segunda geração de células fotovoltaicas. São fabricados através da deposição de camadas de material fotovoltaico sobre um substrato tal como vidro, plástico ou metal.

Fotón – São pequenos “pacotes” que transportam energia presente na radiação eletromagnética.

Fotovoltaico – Mecanismo de conversão da radiação emitida pelo sol em energia elétrica.

Frequência – Número de oscilações de uma onda por um certo período de tempo. A unidade utilizada é o hertz (Hz) que equivale a um ciclo por segundo.

G

Ga – Gálio elemento químico, metálico na natureza, utilizado para fazer certos tipos de células fotovoltaicas e outros dispositivos semicondutores 

GaAs – Arsenito de Gálio é um composto cristalino utilizado para fazer certos tipos de células fotovoltaicas e dispositivos semicondutores.

Gerador fotovoltaico – Sistema normalmente composto por módulos fotovoltaicos, inversores, cabeamentos, proteções e estruturas de fixação capaz de converter a radiação solar em energia elétrica.

Geração centralizada – Forma convencional de geração de energia através de grandes usinas hidrelétricas ou termelétricas. Hoje usinas eólicas e fotovoltaicas de grande porte também compõem o parque gerador brasileiro.

Geração distribuída – Geração de energia junto a carga. Desde 2012 com a entrada em vigor da REN 482 da ANEEL consumidores do mercado cativo têm a opção de compensar o seu consumo de energia com a energia gerada a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada e inclusive fornecer o excedente para a rede de distribuição local.

Geração isolada – Também conhecida como off grid é um sistema totalmente a parte do sistema fornecido pela concessionária.

Gigawatt (GW) – Unidade que equivale a 1 bilhão de watts.

Grid – Sistema integrado de distribuição da energia elétrica, normalmente cobre uma grande área.

Grid-tie – Sistema conectado a rede da concessionaria. A energia gerada por esses sistemas pode ser utilizada para abater o valor da conta de energia.

H

Harmônico – Numero de frequência na saída da forma de onda em adição com a frequência primaria. A energia dessa frequência harmônica é perdida e pode causar excessivo aquecimento da carga.

Heterojunção – Região de contato elétrico entre dois materiais diferentes.

Horas de sol pico – É o período normalmente de 10 as 15 horas em que a irradiação solar tem intensidade maior.

I

Inversor solar – Dispositivo que transforma a corrente CC dos módulos solares em corrente CA que é a utilizada nas redes de transmissão.

Inversor string – Dispositivo que recebe a energia de vários módulos fotovoltaicos conectados em série ou em paralelo.

Insolação – É a densidade de radiação solar incidente sobre uma área. Normalmente é expresso em watts por metro quadrado.

Interconexão – Um condutor que faz as conexões elétricas nos módulos fotovoltaicos.

Íon – Carga elétrica de um átomo ou grupo de átomos que ganha ou perde elétrons.

Irradiação – Energia solar que chega na terra, normalmente medida em quilowatts.

J

Joule – Medida de energia ou trabalho, 1 joule pro segundo equivale a 1 watt.

Junção – Região de transição entre semicondutores.

K

Kilowatt (Kw) – Unidade que equivale a 1000 watts

Kilowatt-hora (Kwh) – Energia em watts que age no período de uma hora. Kwh é uma unidade de energia; 1Kwh = 3600KJ.

Kilowatt-pico (Kwp) – watts-pico é a potência de um sistema ou módulo fotovoltaico sob condições padrões de teste (STC).

Kit de energia solar – Conjunto de equipamentos que compõe o gerador fotovoltaico. Normalmente composto de módulos fotovoltaicos, inversor e estruturas de fixação.

L

LID (Light-Induced Defects) – É um defeito que pode prejudicar a fotocondutividade do painel solar.

M

Material elétrico – São os materiais utilizados na construção de maquinas, equipamentos e dispositivos elétricos

Maximum Power Point (MPP) – É o ponto onde a produção de corrente e tensão são ambos máximos.

Maximum Power Point Tracker (MPPT) – Dispositivo que procura o ponto onde o sistema alcança o maior fornecimento de energia.

Megawatt-hora (MWh) – 1 milhão de watts-hora.

Megawatt-pico (MWp) – 1 milhão de watts-pico.

Memorial descritivo – É o documento que detalha todo o projeto a ser realizado.

Microinversor – Dispositivo ligado a no máximo dois painéis fotovoltaicos e transforma a corrente CC do painel em corrente CA.

Microgeração – É a geração de calor ou potência de baixo teor em carbono. N a legislação brasileira microgeração é considerado até 75kw.

Minigeração – é a geração distribuída com valor superior a 100kw.

Módulo fotovoltaico – É um composto formado por células fotovoltaicas.

Modularidade – Uso de múltiplos inversores conectados em paralelo.

Monocristalino – Composto de silício em uma única direção cristalina.

Multicristalino – Material semicondutor composto de cristais com varias orientações diferentes.

Multijunção – Dispositivo fotovoltaico de alta eficiência que possua duas ou mais junções de células.

N

NOCT (Normal Operating Cell Temperature) – Temperatura estimada do modulo quando operando abaixo de 800w/m² de irradiação, 20º de temperatura ambiente e velocidade do vento de 1m/s. NOCT é usado para estimar a temperatura do módulo em trabalho.

O

Off Grid – Também conhecido como sistema isolado, funcionamento independente da rede elétrica, geralmente utiliza bateria para armazenamento da energia gerada.

Ohm – Unidade de medida de resistência elétrica.

O&M – Abreviatura para Operação e Manutenção

On Grid – Também conhecido como grid-tie ou conectado à rede, precisa da existência da rede elétrica local para funcionamento, tendo a produção de energia entregue diretamente a ela.

Orientação – Posicionamento seguindo as direções cardiais N, S, L, O; azimutal é a medida de orientação para o norte.

Otimizador – Dispositivo ligado ao módulo fotovoltaico que otimiza a energia por ele fornecido.

P

Painel solar – Equipamento que transforma energia solar em energia elétrica.

Painel fotovoltaico – Equipamento que transforma energia solar em energia elétrica.

Parque solar – Sistema de grade escala projetado para fornecer energia a rede elétrica.

Passivação – Reação química que elimina o fator prejudicial do efeito reativo da eletricidade no módulo fotovoltaico.

Potential Induced Degradation (PID) – A degradação induzida por potencial é uma degradação de desempenho induzida por potencial em módulos fotovoltaicos cristalinos, causada pelas chamadas correntes parasitas. Esse efeito pode causar perda de energia de até 30%.

Piranômetro – Equipamento usado para medir a radiação solar em uma superfície plana.

Policristalino – Também chamado polisilício, é um material que consiste em pequenos cristais de silício. Diferencia-se do silício monocristalino, utilizado em electrónica e células solares, e do silício amorfo, que se utiliza para os dispositivos de filme fino e outras células solares.

Ponto de máxima potência – Ponto onde o sistema alcança o fornecimento máximo de energia.

Potência Ativa – É a total potência do circuito, não é possível ter acesso a essa potência pois existem perdas internas do circuito.

Potência instalada – Capacidade bruta que determina o porte da central de fornecimento é utilizado para fins de fiscalização e regulamentação

Potência Reativa – É a potência que o circuito consome antes de fornecer energia.

PR – Performance Ratio – É o percentual que descreve a relação entre a energia fornecida e a estimada no sistema fotovoltaico.

PV (Photovoltaics) – Fenômeno no qual a luz é convertida em corrente elétrica.

Q

QE – Quantum efficiency – É a taxa de energia absorvida pela célula em comparação a energia solar que atinge o módulo fotovoltaico.

Queda de tensão – Queda muito brusca no valor da tensão em um curto período de tempo.

R

Radiação solar – Energia emitida pelo sol.

Recarga – Processo no qual energia elétrica é fornecida a uma bateria.

Rede de distribuição – Conjunto de condutores, equipamentos e estruturas que são utilizados para distribuição de energia.

Rede de transmissão – Composto de equipamentos de transmissão que levam informação ou energia de um ponto a outro.

Rede elétrica – É a rede que transmite a energia dos fornecedores aos consumidores.

Resistência – Oposição a passagem de corrente, sua unidade é o Ohm.

REN482/12 – Resolução Normativa da ANEEL que regulamentou a microgeração e a minigeração.

S

Seguidor solar – Ou tracker ou rastreador solar é um dispositivo que orienta uma carga, muitas vezes o painel solar, na direção do sol.

Semicondutor – Material com capacidade limitada de conduzir corrente elétrica.

Silício amorfo – É o silício utilizado em materiais como filme fino.

Silício cristalino – Material dominante na produção de células solares.

Silício monocristalino – Silício constituído de um cristal em uma única direção cristalina.

Silício policristalino – Silício formado por cristais orientados em diferentes direções cristalográficas.

Sistema autônomo – Sistema off grid é o sistema que não é conectado a rede da concessionária local.

Sistema de armazenamento – Mais utilizado é o banco de baterias, armazena a energia dos painéis solares para ser utilizada quando o painel não está produzindo energia.

Sistema de compensação de energia – É um procedimento no qual o consumidor instala geradores de energia elétrica em sua unidade consumidora e utiliza dessa energia para abater a conta de energia elétrica em suas unidades.

Sistema fotovoltaico – Sistema completo que converte a energia do sol em energia elétrica através de módulos fotovoltaicos.

Smart grid – Um sistema de energia elétrica inteligente que regula o fluxo bidirecional de eletricidade e informações entre usinas e consumidores para controlar a atividade da rede.

Solar térmico – Utiliza o calor do sol para aquecer fluidos e não gerar energia elétrica

SPDA – Sistema de Proteção Contra Descarga Atmosférica

STC – Standard Test Conditions – Condições padronizadas de testes. Corresponde a irradiação solar de 1000 W/m2, temperatura de 25ºC e massa de ar 1,5.

String – Número de painéis interconectados eletricamente em série.

String-box – É um equipamento que visa protejer o sistema fotovoltaico e seus componentes de curto circuitos e surtos elétricos.

Subestação (SE) – Instalação elétrica de alta potência, que compõe os sistemas de proteção, controle, transmissão e distribuição de energia da fonte geradora para a consumidora.

Substrato – monocristal semicondutor sobre o qual é realizado um circuito ativo ou um circuito integrado.

T

Trafo – Abreviação de transformador.

Transformador – Equipamento que altera a faixa de tensão que recebe podendo aumentar ou diminuir este valor.

Tensão (V) – É a diferença de potencial entre dois pontos, sua unidade de medida é o Volt.

Tensão de circuito aberto (Voc) – É o valor máximo que a tensão pode alcançar no circuito pois nesse momento não a circulação de corrente.

Tensão de proteção – A tensão de segurança é definida pela NR10 como 50V para CA e 120V para CC.

Tensão na máxima potência (Vmp) – Tensão no ponto máximo da curva IV de um sistema fotovoltaico.

U

Ultravioleta – Radiação eletromagnética que viaja na faixa de 4 a 400 nanometros.

Usina fotovoltaica – Sistema fotovoltaico de grande porte destinado a geração de energia elétrica.

Usina solar – Grande estrutura capaz de transformar a energia solar em energia elétrica.

W

Wafer de silício – Uma fina fatia feita do semicondutor silício.

Watt – Unidade de energia que equivale a corrente de 1A sob a tensão de 1V.

 

Referências:

https://www.energy.gov/eere/solar/solar-energy-glossary

 

Assine nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a energia solar!